Você sabia que Balneário Camboriú tem o Museu da Imagem e do Som? O museu fica no centro da cidade e conta com seis andares e quase 3 mil peças exibidas. Entre os equipamentos expostos estão projetores, lanternas mágicas, máquina fotográficas, filmadoras, rádios, gramofones, vitrolas e televisores. A sua abertura foi em julho, durante as comemorações de 54 anos da cidade e foi considerada o grande acontecimento cultural do ano.

O MISBC ocupa uma área de 1.364 metros quadrados, divididos em um prédio de sete pavimentos. Ele tem como objetivo contar para moradores e turistas o desenvolvimento da história da imagem e do som no mundo desde o século 19. Estão disponíveis no espaço aspectos curiosos do desenvolvimento da indústria do segmento. Já no último andar, está uma seção especial que conta parte da história do mercado financeiro do país e exterior, com cédulas e moedas de vários países.

Destaque para o acervo de projetores dos primeiros cinemas de Balneário Camboriú no século 20, o Cinerama, Autocine e Cine Itália. Outro destaque é o primeiro filme feito pelos irmãos Lumière. Há ainda um gramofone fabricado em 1890 em Londres, um filme original de 9,5 milímetros de Charles Chaplin de 1917, em uma seção inteira dedicada ao ator, e uma réplica do Fusca Herbie do filme Se Meu Fusca Falasse.

Tudo isso é uma verdadeira viagem para a história do audiovisual no mundo, desde o pré-cinema e suas lanternas mágicas que, através da luz de lamparinas alimentadas por querosene, projetavam slides pintados com bico de pena. O passeio merece calma para apreciar tudo que está exposto e pode intrigar as novas gerações com as primeiras câmeras, negativos em vidro, projetores de 35mm, rádios valvulados, máquinas de escrever e os primeiros telefones.

Gostou? Venha para Balneário Camboriú!

Conheça o Museu da Imagem e do Som de Balneário Camboriú e aproveite tudo que a cidade tem de melhor. Não esqueça de se hospedar no melhor hotel: o Hotel Vieira’s!

Além da área de exposição permanente e de um auditório com capacidade para 50 pessoas, o prédio tem também um espaço para exposições itinerantes e um para exibição de filmes com projetores antigos de 8 milímetros, super 8, 16, e 35 milímetros. Uma cafeteria, uma biblioteca, um ambiente para cursos e oficinas e uma loja de souvenirs completam o espaço do museu.

O Museu de Imagem e do Som de Balneário Camboriú é administrado pelo Instituto Delatorre, uma iniciativa do empresário Fernando Delatorre depois de uma viagem para a Europa e de visitas aos museus na década de 1980. Ele é filho do primeiro empreendedor de entretenimento do município, Eduardo Delatorre, que inaugurou três cinemas em Balneário Camboriú entre 1965 e 1984.

Siga a gente nas redes sociais!

E fique por dentro de todas as nossas novidades e promoções.

Ao todo, são 2,8 mil peças adquiridas durante 40 anos por Delattorre. Durante esses anos, o empresário coletou peças e aprimorou seus conhecimentos sobre museologia em países como Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Estados Unidos e países da Europa.

O MISBC está localizado na Rua 700, nº 44, bem em frente ao Cine Itália. Está aberto para visitação de terça-feira a domingo, das 13h às 18h. Visitas escolares ou em grupo devem ser agendadas pelo telefone (47) 3363-5786. Os ingressos custam R$ 20 e meia entrada R$ 10.