A temporada de cruzeiros em Balneário Camboriú continua até abril e os resultados positivos já apareceram.

Em 2017, um total de 4 milhões de turistas passaram pela cidade, e janeiro de 2018 contabilizou 184.820 visitantes a mais que o mesmo mês do ano anterior. Esse foi um aumento de 26,6%.

Embora as escalas de transatlântico não sejam o único fator relacionado com o crescimento, até o dia 7 de fevereiro cerca de 50 mil pessoas desembarcaram dos navios.

A previsão é que até 7 de abril, quando o último transatlântico atracar no Atracadouro Barra Sul, mais de 90 mil turistas desembarquem dos transatlânticos em Balneário Camboriú.

Perfil de quem chegou de navio

Durante o desembarque do navio Soreign, no dia 20 de janeiro, 30 turistas foram abordados em uma pesquisa da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú.

Todos os entrevistados disseram que, após o passeio pela cidade, sentem vontade de retornar em outra oportunidade. Entre eles, 80% não conheciam Balneário Camboriú.

Entre os locais que mais agradaram os turistas, destacam-se a Praia de Laranjeiras e o Parque Unipraias. Os visitantes que desembarcam dos transatlânticos são em sua maioria brasileiros, mas também há turistas dos cinco continentes.

Famosos também desembarcaram

No dia 6 de fevereiro, o Costa Favolosa foi palco de um cruzeiro especial para os amantes e parceiros da marca Chilli Beans.

Este navio trouxe famosos como Caio Castro, Pabllo Vittar, Felipe Titto, Giovanna Ewbank e Giovanna Lancelloti para Balneário Camboriú.

Pabllo Vittar entre os fãs. Crédito da foto: Renato Aiolfi/Página 3

O cruzeiro reuniu eventos de moda e shows. Um total de 3.766 passageiros, entre brasileiros, americanos, peruanos, portugueses e outros estrangeiros desembarcaram na cidade.

Os artistas posaram para fotos e cumprimentaram seus fãs nas ruas em Balneário Camboriú. Todos aproveitaram as atrações turísticas da cidade, como o Barco Pirata.

Estrutura 

Receber os transatlânticos exigiu que Balneário Camboriú realizasse alguns investimentos em segurança e melhoria de sua infraestrutura.

O próprio Atracadouro Barra Sul, inaugurado no início de 2017, foi um importante passo para abrir as portas de Balneário Camboriú para receber turistas do mundo todo através do mar.

A estrutura possui capacidade para atracar 36 iates de grande porte, e também tem a segurança necessária para o embarque e desembarque dos turistas.

O empreendimento visa receber ainda mais visitantes do Brasil e do exterior, aumentando o fluxo de visitas e aquecendo a economia regional ao projetar Balneário Camboriú como destino internacional.

Área coberta, subestação de energia, iluminação, banheiros e total prestação de serviços aos barcos de passeio pela Tedesco Marina Garden Plaza – empresa responsável pela estrutura – são algumas das características do atracadouro.

Por parte de Balneário Camboriú, fica à disposição exclusiva para esses turistas um Ponto de Informação Turística, a fim de sugerir passeios e prestar orientações sobre a cidade. Táxis, ônibus, vans, bondinhos e outros veículos também ficaram disponíveis numa área próxima.

Mais turistas

Mesmo com novos turistas chegando pelo mar, os ônibus de turismo continuam seguindo com destino a Balneário Camboriú.

De acordo com dados da Secretaria de Turismo Municipal, nessa temporada um fato inusitado chamou a atenção. Apesar do aumento dos ônibus de turismo, a quantidade de turistas que chegam por esse meio diminuiu.

Em 2017, chegaram a Balneário Camboriú 1.310 ônibus com 57 mil pessoas. Enquanto isso, na temporada de 2018 vieram 1.368 ônibus totalizando 56 mil passageiros.

A Secretaria de Turismo interpreta esse dado como um aumento qualitativo no número de turistas, uma nova fase da cidade no setor de turismo. O município recentemente voltou a integrar a Associação de Municípios da Foz do Rio Itajaí – AMFRI, a fim de discutir estratégias de promoção da região como destino turístico.

Venha para Balneário Camboriú

Se você desembarcou de um transatlântico e quer voltar, nossa cidade está pronta para receber você e sua família!

O Hotel Vieira’s tem a estrutura que você procura para aproveitar muito as atrações turísticas e belezas naturais de Balneário Camboriú.

Reserve agora e garanta as férias dos seus sonhos.