Quem ama esportes precisa conhecer Balneário Camboriú. A proximidade com a natureza, a extensão das praias e a excelente infra-estrutura fazem da cidade um local propício para práticas esportivas em terra ou em mar.
Além da estrutura privilegiada, o governo municipal incentiva as práticas esportivas há muitos anos, disponibilizando aulas e treinos de diversas modalidades, desde o vôlei de areia até o karatê. Tudo isso contribui para a cidade ser uma referência nacional em qualidade de vida.

A diversidade de esportes em Balneário Camboriú, indo desde as práticas mais leves até as mais radicais, vai surpreender você. Ficou curioso? Confira!

Surf

Quem procura um lugar para pegar uma onda não pode deixar de aproveitar as praias de Balneário Camboriú. Afinal, são muitos surfistas vindos de todos os cantos do Brasil que procuram os mares daqui para praticar o esporte.
Se você vem para a cidade na alta temporada, a dica é passar pela Praia Central, onde se concentram boa parte dos surfistas durante a época. Foi por lá que os campeões mundiais Teco e Neco Padaratz iniciaram suas carreiras no surf. Além de praticar o esporte, você pode aproveitar a excelente estrutura da área central com opções de gastronomia e lazer.


Um ponto muito frequentado por turistas o ano todo é a Praia Brava. Devido às ondas mais agitadas em qualquer época, é um dos lugares preferidos para a prática do esporte. Também tem boa estrutura turística.
Para quem já é experiente e procura uma praia apenas para surfar, a melhor opção é a Praia do Estaleiro. É uma das mais distantes do centro – fica a 17 quilômetros -, e conta com mar agitado o ano todo. Não é recomendável para os iniciantes, nem tem boa estrutura para receber turistas.
Essas são as praias mais famosas e também onde costumam acontecer diversos campeonatos de surf de nível estadual e até nacional.

Esportes na areia

Para incentivar a prática esportiva, a Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú oferece oficinas gratuitas de vôlei, futevôlei, basquete, xadrez, beach tênis, handebol e futebol de areia para crianças e adolescentes.
Durante a alta temporada, o projeto se estende a turistas e visitantes que queiram participar dos jogos, sempre de forma gratuita. Os esportes são guiados por profissionais da área por motivos de segurança dos participantes e de quem frequenta a praia.
Também no período de veraneio, o município oferece ginástica na areia em diversas praias, a fim de incentivar a prática de exercícios e a integração entre turistas e moradores.

Academia ao ar livre

Balneário Camboriú conta com diversas unidades de academias ao ar livre espalhadas pela área central, pelas praias e pelos bairros. Todas ficam em locais acessíveis, como praças e calçadões. No total, são cerca de 20.
Uma das mais famosas é a Academia Pontal Norte de Balneário Camboriú, por contar com estrutura de academia convencional, porém, de forma gratuita, a céu aberto e com vista para a Praia Central.
Os frequentadores podem ir para a academia até três vezes na semana, e tudo funciona com sistema de horários livres e senhas. O local conta com cerca de 800 alunos e tem capacidade para 20 pessoas por hora.
Aparelhos de musculação de aço inoxidável ficam numa área de 250m². Os participantes contam ainda com sete professores de educação física para orientar e monitorar os exercícios.
Para participar, é necessário realizar um cadastro junto à secretaria da academia, levando documentos pessoais e um atestado de saúde comprovando aptidão para exercícios físicos.

Pedaladas e caminhadas

Pedalar e caminhar são atividades que unem lazer à prática esportiva. Em Balneário Camboriú, há estrutura urbana para quem quer curtir a vida à beira-mar a bordo das bicicletas ou caminhando, mas também tem opção para quem prefere se aventurar em pedais mais longos ou trilhas na natureza.


Na orla da Praia Central, são seis quilômetros de ciclovia para pedalar curtindo a vista para o mar. As principais avenidas da cidade, como Avenida Brasil e Avenida Atlântica, também contam com boa extensão de ciclofaixas. Para turistas, existem diversos pontos de locação de bicicletas, inclusive aqui no Hotel Vieira’s oferecemos esta comodidade.
Se você quer fazer um pedal em grupo, pode procurar a Associação de Ciclismo de Balneário Camboriú e Camboriú – ACBC, pois diversos passeios são organizados por eles em diferentes horários, roteiros e níveis de dificuldade.
Quanto a caminhadas, além de serem possíveis e muitas vezes preferíveis direto na areia, também podem ser feitas na orla da Praia Central. Além disso, trilhas em meio a mata, como no Morro da Teta, também são muito procurados.

Skate também tem seu espaço

O público apaixonado por skates conta com pistas exclusivas para a prática em Balneário Camboriú. Até um tempo atrás, existia apenas uma pista de skate localizada na Barra Sul, que foi reformada em 2017, o Skate Park.
Recentemente, foi inaugurado o Estaleirinho Skate Plaza, na Rodovia Interpraias, a fim de disponibilizar mais um local para quem manda bem nas manobras do esporte radical. A realização foi por conta da Fundação Municipal de Esportes (FMEBC) em parceria com a Associação de Skate de Balneário Camboriú (BCSB).
Essa mesma associação oferece aulas de skate para crianças e adolescentes na cidade, além de organizar eventos municipais e apoiar os eventos regionais, estaduais e nacionais de skate.

Viu só quantas opções de esportes em Balneário Camboriú existem? Uma dica para quem quer ficar por dentro de tudo é acompanhar o site da Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú, onde além de saber mais sobre os esportes na cidade também é possível ficar por dentro de competições e eventos esportivos.
Se você ama esportes, Balneário Camboriú espera por você! Não perca mais tempo. Faça agora a sua reserva no Hotel Vieira’s e aproveite!