Quando você chega em Balneário Camboriú, seja qual for o caminho ou a direção, você logo se depara com o Cristo Luz. Além de um ponto turístico, o monumento é um marco e quase uma identidade da cidade. Tão certo é isso que até o hino de Balneário Camboriú cita o Cristo. É atração de destaque não só da cidade, mas de Santa Catarina e até do Brasil inteiro.

O Complexo Turístico Cristo Luz atrai milhares de visitantes todos os anos. Eles vêm em busca de diversão e para observar de perto o imponente monumento artesanal em um dos pontos mais altos da cidade, o Morro da Cruz, e com uma das vistas mais bonitas. Além disso, o Cristo Luz promove um espetáculo de cores e luzes no céu que é único.

O Complexo nasceu da iniciativa de um empresário do ramo turístico de Balneário Camboriú, Mário Luiz Pretto, decidido a realizar uma nova atração turística na cidade, em parceria com o poder público e o proprietário da área, Carlos da Rosa. Foi inaugurado no dia 4 de outubro de 1997 e teve participação simbólica do Papa João Paulo II que se encontrava no Rio de Janeiro em sua segunda visita ao Brasil e abençoou o monumento.

A ideia de construir uma estátua iluminada segurando um refletor no Morro da Cruz surgiu de uma lenda da região. Na década de 40, alguns moradores disseram ter presenciado um espetáculo de luzes no alto do morro e acreditaram ser uma manifestação divina. Algumas décadas depois a lenda transformou-se em realidade, com a construção do Complexo Turístico Cristo Luz.

O monumento possui 33 metros de altura, 22 metros de largura e pesa 528 toneladas. A altura da estátua simboliza os 33 anos de vida de Jesus Cristo e também da cidade de Balneário Camboriú, que foi emancipada do município de Camboriú em 1964. O artista Genésio Gomes esculpiu o Cristo de forma artesanal em argamassa e construído em ferro, aço e cimento, levando 300 dias para ficar pronta. Está localizado a 150 metros de altura, tornando-se uma das principais opções turísticas de Balneário Camboriú.

Gostou? Venha para Balneário Camboriú!

Conheça o Complexo Turístico Cristo Luz de Balneário Camboriú e aproveite tudo que a cidade tem de melhor. Não esqueça de se hospedar no melhor hotel: o Hotel Vieira’s!

As luzes do Cristo Luz

Uma das características próprias do Cristo Luz são as luzes que surpreendem a todos os visitantes. Todas as noites, as pessoas que passeiam pela cidade podem apreciar as luzes multicoloridas do monumento. O Cristo foi pioneiro nesse tipo de atração no Brasil.

O sistema de luzes é italiano com alta tecnologia e ilumina todo o corpo do Cristo. Os equipamentos possuem lâmpadas de 1.800 W casa com sete combinações multicoloridas alternadas. Essas luzes se acendem diariamente – de dezembro a março, a partir das 20h e, de abril a novembro, a partir da 19h. Há uma cor predominante e uma representação simbólica para cada dia da semana: domingo é branco e simboliza paz e fé; segunda-feira é amarelo e simboliza paz e energia; terça-feira é verde e simboliza paz e natureza; quarta-feira é azul e simboliza paz e saúde; quinta-feira é lilás e simboliza paz e reflexão; sexta-feira é vermelho e simboliza paz e amor; e no sábado é rosa e simboliza paz e felicidade.

Na mão esquerda, o Cristo segura o símbolo do sol que “ilumina e abençoa toda a cidade e os turistas”. Esse aparelho também conta com um equipamento de luz de 6,6 mil W e de divide em 24 raios através de um jogo de espelhos. Isso faz com que a potência da luz se amplie para 8 mil W. O sistema gira em um ângulo de 180º e atinge um raio de 15 km.

Estrutura e outras atrações

Além do monumento, o Complexo Turístico Cristo Luz conta com atrações diárias para toda a família. Um lugar ideal para passar momentos de descanso, lazer e descontração durante o ano todo. O complexo tem também uma lanchonete, restaurante e pizzaria panorâmicos, loja de souvenirs, brinquedos para crianças, central de informações e estacionamento com capacidade para 500 carros.

Siga a gente nas redes sociais!

E fique por dentro de todas as nossas novidades e promoções.

O complexo turístico também é o espaço ideal para a realização de eventos diversos, combinando boa estrutura, qualidade gastronômica e lazer, em meio a vistas panorâmicas inesquecíveis. Os espaços podem ser reservados durante todo o ano, especialmente entre os meses de abril a outubro, para a realização de eventos empresariais, batizados, casamentos, aniversários, formaturas, apresentações e encontros diversos.

O Complexo Turístico Cristo Luz está localizado no Bairro das Nações, na Rua Indonésia. O valor do ingresso varia de acordo com o horário da visita: no período da manhã e da tarde, das 10h às 19h, custa R$ 20; e no período da noite, o preço é de R$35.