Não é novidade que Balneário Camboriú costuma ser comparada com a capital dos Emirados Árabes Unidos, Dubai.

A combinação das belezas naturais com luxuosos prédios torna a paisagem dessas duas cidades bastante parecidas.

Uma das semelhanças estão justamente nos suntuosos arranha-céus.

Enquanto o maior prédio do mundo está em Dubai, Balneário Camboriú reúne em uma área considerada pequena os mais altos prédios do Brasil.

Essas características fazem das duas cidades o cenário ideal para turismo e negócios.

Com tantas semelhanças, não é nenhuma surpresa que a cidade considerada a pérola do Atlântico Sul tenha chamado a atenção de representantes do país árabe.

Tanto que aceitaram o convite do prefeito Fabrício Oliveira em uma visita à Embaixada dos Emirados Árabes Unidos em Brasília, ocorrido no mês de março.

Logo no início de abril, estiveram no gabinete do prefeito a embaixadora Hafsa Al Ulama acompanhada de sua comitiva.

Potencial econômico para investimentos

Durante a conversa, durante o dia 2 de abril de 2018, a embaixadora do país oriental deixou claro que o Brasil é considerado a porta de entrada para a entrada de investimentos dos Emirados Árabes Unidos na América do Sul.

Destacou que o turismo é a principal atividade econômica de Balneário Camboriú, o que pode fazer da cidade ainda mais importante numa escala global em um futuro próximo.

A experiência pioneira pela qual Dubai passou na área do turismo deve ser compartilhada com Balneário Camboriú por meio dos investimentos que o país tem interesse fazer na cidade brasileira.

A expectativa para os próximos meses é de que grupos de empresários venham a Balneário Camboriú realizar uma visita técnica, com olhar mais aprofundado sobre as oportunidades de investimento.

Além da embaixadora, integraram a comitiva o diretor-chefe da Câmara de Comércio e Indústria de Dubai no Brasil, João Paulo Paixão, as representantes para a América Latina do First Abu Dhabi Bank, Angela Martins, pela executiva de novos negócios da Emirates, Joana Benvenutti, e o gerente sênior da Dubai Foreign Direct Investment (FDI), Waleed Al Nusairat.

Balneário Camboriú já se prepara

Durante a visita, o país estrangeiro ofereceu a possibilidade de abertura de um escritório de representação da cidade em Dubai. A instalação não terá custos para o município desde que garanta também um escritório para representantes dos Emirados Árabes Unidos.

A oportunidade de ouro está mobilizando agentes do poder executivo municipal para a criação da BC Investimentos.

Quando estiver estruturada, a agência vai centralizar os assuntos de atração e promoção de eventos na cidade.

O projeto da BC Investimentos existe desde 2016, ao mesmo tempo em que foi realizado o estudo Balneário Camboriú 2030.

A iniciativa, agora, começa a sair do papel devido à oferta dos Emirados Árabes Unidos em iniciar e manter uma parceria. O cronograma de implantação da agência prevê que em nove meses a BC Investimentos comece as atividades, que serão reguladas por um Conselho de Desenvolvimento Econômico.

Além de existir a expectativa de uma visita de empresários estrangeiros em breve, o próprio prefeito segue articulando parcerias em Brasília a fim de viabilizar a união entre os países.

Balneário Camboriú atrai olhares e investimentos de todo o mundo. Se você ainda não conhece, não sabe o que está perdendo! Reserve agora mesmo um final de semana no Hotel Vieira’s e desfrute de tudo que a Dubai brasileira tem a oferecer.